terça-feira, 15 de abril de 2014

COMO TER UM CASAMENTO FELIZ


Jardim fechado és tu, minha irmã, noiva minha, manancial recluso, fonte selada (Ct. 4.12)

O casamento é uma fonte de felicidade ou a causa de uma dor de cabeça. Muitas pessoas que começam cheias de romantismo terminam o casamento com lágrimas e decepção. Esse, porém, não é o projeto de Deus em relação ao casamento.

No livro de Cântido dos Cântidos, Salomão fala sobre alguns princípio que pavimentam o caminho de um casamento feliz. O primeiro deles é o elogio ( Ct 4.7). Devemos ser pródigos nos elogios e cautelosos nas críticas. O segundo princípio é o romantismo ( Ct 4.9). Nossas palavras e ações precisam ser cheias de nobreza.

Quanto mais semeamos na vida do cônjuge, mais colhemos no casamento. Terceiro princípio é a expressão do amor (Ct 4.10). Amor pode ser evidenciado em palavras, atos de serviço, tempo de qualidade, toque físico e generosidade. O quarto princípio é a comunicação saudável (Ct 4.11). A vida ou a morte do relacionamento passam pela comunicação.

Podemos dar vida ou matar um relacionamento conjugal dependendo da maneira como nos comunicamos. O quinto princípio é a amizade (Ct 4.12). Muitos casais dormem na mesma cama, mas não são amigos nem confidentes. Finalmente, o princípio da fidelidade (Ct 4.12). Não há casamento saudável se os cônjuges não se respeitam nem são fiéis. Um casamento feliz é aquele que pode dizer: Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu (Ct 6.3).

(Do Livro: Gotas de Alegria para a Alma, pg.: 112)

Nenhum comentário:

Postar um comentário