Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e, como se assentasse, aproximaram-se os seus discípulos; e ele passou a ensiná-los... ( Mt 5.1,2)
As bem-aventuranças se referem a plataforma do reino de Deus. Antes de falar sobre os princípios que regem o reino de Deus, Jesus falou sobre os cidadãos do reino. Quais são as marcas dos súditos do reino? Primeiro, eles são muito felizes. Jesus os chamou de makários, bem-aventurados, muito felizes.
A felicidade é a marca registrada dos filhos de Deus. Possuímos uma alegria indizível e cheia de glória. Segundo, eles têm um relacionamento certo com Deus. Felizes são os humildes de espírito, e não os altivos e soberbos. Felizes são aqueles que se aproximam de Deus como mendigos espirituais, e não aqueles que trombeteiam suas pretensas virtudes.
Felizes são aqueles que têm fome e sede justiça, e não aqueles que usam os meio ilegítimos para arrebatar o direito dos inocentes. Felizes são os puros de coração, e não aqueles que vivem sorvendo todas as taças dos prazeres nos banquetes do mundo. Terceiro, eles tem um relacionamento adequado com o próximo. Os filhos do reino são mansos, ou seja, não brigam por seus direitos. São pacificadores, ou seja, constroem pontes em vez de abismos.
Quarto, eles têm um relacionamento correto consigo mesmos, pois choram pelos seus pecados em vez de ostentar uma alegria carnal. Finalmente, os filhos de Deus tem um relacionamento apropriado com o mundo. Mesmo sendo perseguidos por causa da justiça, não amarguram a alma nem clamam por vingança, mas se alegram no Senhor.
(Do Livro: Gotas de Alegria para a Alma, pg.: 156)
Nenhum comentário:
Postar um comentário