domingo, 13 de abril de 2014

E DEUS VEIO MORAR COM OS HOMENS



E me farão um santuário, para que eu possa habitar no meio deles (Êx 25.8)



O Deus que nem o céu dos céus pode conter resolve habitar com seu povo. Então, ordena a Moisés que lhe faça um santuário. As prescrições para essa morada divina são absolutamente precisas. O santuário seria feito de acácia, uma madeira dura e cheia de nós, símbolo da nossa natureza pecaminosa.

Essa madeira deveria ser serrada em tábuas iguais, para mostrar que na igreja de Deus não existe hierarquia. Somos todos nivelados no mesmo patamar; somos servos. Depois essas tábuas deviam ser presas umas às outras por meio de um engaste. Isso significa que estamos aliançados uns aos outros. Somos membros da mesma família.

As tábuas seriam colocadas na vertical, e não na horizontal, representando a posição de ação da igreja no mundo. Mas essas tábuas deveriam ser erguidas não sobre a areia do deserto, mas sobre uma base de prata. E a prata remete à redenção. Entre nós e o mundo existe a cruz de Cristo. Estamos no mundo, mas não somos o mundo. Somos construídos na morada de Deus sobre o sólido fundamento da redenção.

Depois que o santuário ficou pronto, Deus ordenou a Moisés cobrir toda de acácia com ouro puro. Isso remete a justificação. Embora pecadores, fomos justificados e cobertos pela justiça de Cristo. Quando Deus nos vê, não trata mais segundo os nossos pecados, mas nos vê cobertos com a perfeita justiça de seu Filho. O apóstolo Paulo diz que o nosso corpo é o santuário do Espírito Santo e que Deus habita em nós!



(Do Livro: Gotas de Alegria para a Alma, pg.: 31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário