segunda-feira, 5 de maio de 2014

CORAGEM PARA SER DIFERENTE


Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-lhes (Dn 1.8).

Jerusalém tinha sido atacada de forma implacável por Nabucodonosor. A capacidade de resistência se havia esgotado. A cidade de Davi caíra nas mãos do inimigo. E a carnificina do inimigo foi indescritível. As crianças eram pisadas pelas botas dos soldados. Os velhos eram massacrados sem piedade. As jovens eram forçadas sem que ninguém as pudesse socorrer.

Dessa barbárie Daniel foi arrancado para servir como escravo na Babilônia. Por ser de estirpe nobre e de boa aparência, o jovem hebreu recebeu um bilhete premiado. Em vez de trabalhos forçados, teria estudos e comida de graça, desfrutando ainda do privilégio das iguarias da mesa do rei.

No meio de tantas benesses, porém, havia um risco. Daniel teria de abandonar seus escrúpulos religiosos. Teria de comer e beber comida sacrificada aos ídolos. Isso era contra a lei de Deus e feria sua consciência. Daniel teve peito para ser diferente. Resolveu firmemente não se contaminar. Tendo Daniel conjugado coragem e humildade, Deus honrou.

O jovem se tornou um prodígio entre seus pares e foi exaltado à honrosa posição de líder de líderes, tanto na Babilônia como no Império Medo-Persa. Deus honra aqueles que o honram. Não influenciamos o mundo imitando o mundo, mas tendo coragem para ser diferentes.



(Do Livro: Gotas de Alegria para a Alma, pg.: 132)

Nenhum comentário:

Postar um comentário